Mesa-redonda "The future of UN peace operations: responding to crisis"

As operações de paz da ONU enfrentam inúmeros desafios face a diversos conflitos armados recentes. Mesmo antes da pandemia, os capacetes azuis enfrentavam um período de sérias restrições orçamentárias. Os mandatos das missões têm passado por transformações importantes, incluindo a crescente incorporação de elementos de contrainsurgência e contraterrorismo em operações de estabilização – em meio a um contexto de crise econômica, realinhamento geopolítico e readaptação contínua das práticas de manutenção da paz.

Nesta mesa redonda, os participantes discutirão o futuro das operações de paz da ONU em um momento que muitos analistas consideram ser de transição, contestação ou crise. Quais são os efeitos das transformações nos mandatos das missões para os países que enviam tropas, bem como para as populações locais? Qual é o lugar dos atores do Sul Global nessas tendências? E como as Nações Unidas podem enfrentar efetivamente os desafios contemporâneos, desde ameaças à segurança local até pandemias globais?

O evento será realizado pelo Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA) e pelo Mestrado Profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais (MAPI) da PUC-Rio, com o Norwegian Institute of International Affairs (NUPI), e apoio do BRICS Policy Center.

O evento será realizado em inglês e não haverá tradução simultânea. A mesa-redonda será transmitida via Zoom e também pelo canal do IRI/PUC-Rio no YouTube.

17 de junho de 2021 (Quinta-feira)

Rio de Janeiro (GMT-3): 3 PM

Abertura: Luis Manuel Fernandes - PUC-Rio

Mediador: Emb. Antonio Patriota – Ministério das Relações Exteriores do Brasil