Diálogos com a America Latina - Eleições no Equador, o movimento indígena e as políticas de esquerda

Eleições no Equador, o movimento indígena e as políticas das esquerdas

O Instituto de Estudos Avançados em Humanidades e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Ibero-Americanos (Ei) convidam para a série de encontros virtuais "Diálogos com a América Latina: Dinâmicas e transformações na região".

Nosso próximo webinar, "Eleições no Equador, o movimento indígena e as políticas de esquerda", acontecerá amanhã, terça-feira, dia 13, às 17h, e contará com a participação de Pablo Ospina (Universidad Andina Simón Bolivar, Equador).

Embora as eleições presidenciais do Equador tenham sido decididas em torno da polarização entre dois grupos políticos tradicionais – o caudilhismo correísta e o projeto empresarial neoliberal –, é evidente que estes não representam as agendas políticas dos movimentos sociais equatorianos. Nesse contexto, o movimento indígena, contando com o apoio de grupos ambientalistas, jovens e feministas, se coloca desde já como ator fundamental no futuro cenário político do país. Qual será o lugar desta força política alternativa no novo governo nacional? Que transformações sua atuação representará para a democracia equatoriana? Quais suas potenciais lições e efeitos sobre as eleições no Brasil?

Pablo Ospina é historiador e antropólogo, docente da Área de Estudos Sociais e Globais da Universidade Andina Simón Bolívar, em Quito, Equador. É especializado no estudo de movimentos sociais, os conflitos ambientais, o desenvolvimento rural, os problemas agrários, a análise política e a construção do Estado na América Latina.

*O evento será conduzido em português e espanhol.

Mais informações sobre o evento através do email iberoamericano@puc-rio.br