Quem somos

A Cátedra Carlo Maria Martini da PUC-Rio, uma iniciativa do Departamento de Teologia e do Decanato do CTCH, foi criada em 2006. Inspira-se na atuação do cardeal Martini na Arquidiocese de Milão e, principalmente, em seu diálogo com o escritor italiano Umberto Ecco, que resultou no livro Em que creem os que não creem, editado no Brasil pela editora Record. Nele, o cardeal da Igreja de Roma e o escritor laico, um dos grandes pensadores da atualidade, dialogaram, em uma interessante troca de correspondência, acerca das questões mais importantes que interpelam o homem moderno: a existência (ou a invenção) de Deus, o respeito à vida e o aborto, a engenharia genética, as mulheres e o sacerdócio, o respeito ao outro e os fundamentos da ética, os direitos individuais e coletivos, a experiência de Deus dentro e/ou fora da instituição religiosa e eclesial, a possibilidade de liberdade de escolha e ação dentro da Igreja.

A atuação da Cátedra está voltada para a reflexão sobre esses e outros temas, assim como sobre a diversidade do agir e pensar humanos, a pluralidade social, a multiculturalidade, as variadas expressões religiosas que compõem o imenso painel geográfico brasileiro. Os projetos desenvolvidos, em uma abordagem interdisciplinar, procuram incentivar e incrementar o diálogo entre a Universidade e a sociedade, promovendo seminários, palestras, conferências, ciclos de videoconferências, coedição de livros e eventos. As atividades são preferencialmente desenvolvidas em parceria com outros departamentos da Universidade e instituições afins da sociedade civil.

Equipe da Cátedra na PUC-Rio

A Cátedra tem a coordenação geral da professora Maria Clara Bingemer, do Departamento de Teologia do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio.

Fazem parte de sua equipe:
Márcia Rinaldi de Mattos – Coordenadora executiva: editora e bacharel em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Monique Matni – Coordenadora adjunta