Núcleo de Estudos Democracia e Forças Armadas – NEDEFA

Núcleo de Estudos Democracia e Forças Armadas – NEDEFA.

Coordenação: Kai Michael Kenkel (IRI); Maíra Siman (IRI) e Maria Celina D´Araujo (SOC)

O Núcleo de Estudos Democracia e Forças Armadas (NEDEFA) da PUC-Rio é vinculado ao Instituto de Estudos Avançados em Humanidades/IEAHu. O NEDEFA resulta da aproximação de professores e pesquisadores do Instituto de Relações Internacionais e dos departamentos de Direito, História e Sociologia que trabalham com temas relacionados às Forças Armadas e sua integração no Estado Democrático de Direito.

O Núcleo visa acolher e consolidar agendas de pesquisas e linhas de ação que tocam no papel da corporação militar na sociedade e na política brasileira, e em outros países, e que abordam as múltiplas dimensões nas quais a fronteira civil-militar tem se transformado no transcorrer das décadas.

A partir de um diálogo interdisciplinar, o NEDEFA busca não apenas estimular interações acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) quanto também promover meios diferenciados para a disseminação de conhecimentos e construção de capacidades para além da Universidade.