Núcleo Viver com Yiddish

Núcleo Viver com Yiddish / PUC-Rio: pesquisas, cursos, projetos culturais.

Coordenação Sonia Kramer, Inés Miller, Marcia Antabi.

 

O “Núcleo Viver com Yiddish: pesquisas, cursos e projetos culturais” da PUC-Rio é vinculado ao Instituto de Estudos Avançados em Humanidades/IEAHu. Sua coordenação envolve os Departamentos de Educação, Letras e Comunicação Social. O Núcleo se fundamenta na concepção de que a língua Yiddish tem papel de resistência e experiência identitária. Ao lado de outras etnias, religiões, culturas, grupos excluídos, é crucial que gerações mais jovens tenham acesso e conheçam essa língua amálgama, que nunca teve território, mas que resiste, insiste, persiste. A história de mais de mil anos da cultura Yiddish merece ser preservada, conhecida e reinventada. Aqui reside o compromisso e a responsabilidade do Núcleo.

Com o objetivo de favorecer o conhecimento da cultura e da língua Yiddish, são realizadas as ações: ensino e formação cultural de jovens professores/as; cursos voltados para a língua e a cultura Yiddish (música, literatura, teatro, sabedoria, humor); pesquisas (histórias de vida com a língua Yiddish; métodos de ensino de Yiddish); oficinas de Yiddish com crianças em escolas e outros espaços; Grupo Musical Viver com Yiddish. A pesquisa, o ensino sobre e de Yiddish e a extensão têm caráter interdisciplinar e forte relação com estudos em Humanidades.

Mantem parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino de Línguas da PUC-Rio/IPEL e cooperação acadêmica e cultural com: Associação Scholem Aleichem/RJ; Casa do Povo/SP; Colégio Eliezer/Max; Museu Judaico de São Paulo; The Congress for Jewish Culture/USA (Yiddisher Kultur Kongres); The Workers Circle/USA (Arbeter Ring); YIVO/ Institute of Jewish Research/USA; Yiddish Book Center/USA; Fishman Foudation/USA. O Comitê Científico reúne professores também dos departamentos de Direito, Filosofia e Relações Internacionais da PUC-Rio e agrega colaboradores de várias universidades públicas e privadas, além do Conselho Viver com Yiddish, constituído por yiddishistas e professores de Yiddish.

Para saber mais:

www.vivercomyiddish.com.br  

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Ed. Cardeal Leme - 10º andar – sala 1063
t. [55 21] 3527-1294 - f. [55 21] 3527-1296

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016